HPV e Uretrite no Homem
Corrimento Uretral, Blenorragia, Gonorreia, Clamidea
Consiste na inflamação da uretra geralmente ocasionando ardor uretral, saída de secreção pela uretra e ardor para urinar.
As causas do Corrimento Genital no homem podem ser:
- Fisiológico
- Esmegma.
- Cristalúria.
- Prostatorréia.
- Excitação Sexual.
- Patológico
- Prepúcio e glande
– Candidíase ou Monilíase
– Herpes
– Balanopostite inespecífica
- Uretra
– Gonorréia
– Clamídia
– Mycoplasma hominis
– Ureaplama Urealiticum
– Tricomonas vaginalis
– Estafilococos epidermides
– Condiloma uretral HPV
– Neoplasia da uretra (câncer)
- Secundário
Secundário a outras infecções como:
Prostatite e Infecção urinária
Na prática dividimos em: uretrite gonocócica e não-gonocócica
HVP e Gonorréia / Blenorragia
A gonorréia é uma DST responsável por um tipo de uretrite, a uretrite gonocóccica. É uma infecção genital caracterizada por inflamação mucopurulenta da mucosa do trato genital, causada por uma bactéria chamada gonococcus, através de contato sexual com o parceiro contaminado.
No homem o principal sintoma é o corrimento pelo canal da urina (pus). Acompanha-se, freqüentemente, de dor e ardor ao urinar, inchaço do meato urinário. A mulher pode apresentar um corrimento vaginal. Porém, a mulher com gonorréia pode não apresentar sintomas e mesmo assim transmitir a doença para seu parceiro sexual ou para seu bebê durante o parto, levando principalmente à infecção dos olhos. Além disso, se não tratada rapidamente, pode causar uma inflamação nas trompas e incapacidade de engravidar no futuro. Portanto, na mulher é importante que sejam realizados exames ginecológicos se ela teve uma relação sexual suspeita, sem usar camisinha.
Os sintomas aparecem entre 2 a 7 dias. Na mulher, no entanto, a doença não é facilmente identificada porque pode ser confundida com uma secreção normal. Por causa disso, nem sempre as mulheres procuram tratamento imediato, como deveria acontecer.
O diagnóstico é realizado através de exames da secreção colhida do canal da urina (no homem) ou do colo do útero ou da vagina (na mulher).
Obs.: Quando não tratadas podem causar esterilidade
HPV e Clamídea e Uretrites não gonocócicas
Chiarini pesquisando herpes, clamídea e HPV, encontrou 36% dos casos com infecção associada (o HPV foi encontrado em 31% e herpes em 10%). Aynaud encontrou associação de uretrite com HPV peniano (36%) e uretral (51%).