HPV e Diagnóstico

 

O diagnóstico do hpv é realizado colhendo material de uma lesão visível que pode ser uma verruga ou uma lesão microscópica que é encontrada nos exames que a gente faz com aparelhos com lentes potentes. Dessa verruga ou lesão é colhida uma biópsia e esse material é mandado para histologia que vai ajudar a gente saber se têm ou não têm algum tipo de tumor e será vai ser mandado para exame de dna para confirmar a presença do hpv. Com esse diagnóstico a gente consegue programar o tratamento.

 

anuscopia

O método mais simples de detecção do HPV é a observação das verrugas genitais a olho nu. Entretanto, estima-se que apenas 1% dos pacientes com infecções pelo HPV apresentam condilomas típicos (verrugas visíveis) e que a grande maioria dos casos são subclínicos, portanto, assintomático, o que muitas vezes dificulta um diagnóstico.

É muito comum a pessoa não ter nenhum tipo de sintoma e nenhuma lesão visível e apresentar infecção pelo HPV, nesses casos é fundamentaal exames com utilização de aparelhos com lentes e equipamentos específicos, são eles a peniscopia, colposcopia, oroscopia, anuscopia dermatoscopia, e  etc.

Atualmente a GENITOSCOPIA  e o exame mais adequado pois avalia toda região anogentaal tanto do homem como da mulher , pois a peniscopia é específica do pênis e a colposcopia é específica para a vagina e a GENITOSCOPIA avalia vagina, colo uterino, vulva, uretra, pênis, escroto, inguinal, abdominal, perineal, perianal, anal e etc.

  • HPV e Diagnóstico Diferencial [saiba mais]
  • HPV  e Patologia – Patologista e a Histologia [saiba mais]