HPV e Secreções Corpóreas
Sabemos que as várias secreções do corpo podem transmitir algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Como a infecção pelo HPV pode ocorrrrer em mucosas e pele sempre existe dúvida da presença do HPV em algumas secreções e sua chance de transmissão.
HPV e Leite Materno
Como não existe uma viremia clássica não é comum à presença de partículas do HPV no leite materno.
HPV e Líquido Amniótico/Gravidez
Alguns trabalhos evidenciam a presença de DNA do HPV no líquido amniótico de gestantes infectadas. Dessa maneira, fica claro que o feto já está exposto ao HPV durante a gestação, não justificando a indicação de parto cesariana.
HPV e Saliva
Alguns estudos evidenciam a presença de DNA do HPV em células mononucleares do sangue periférico e linfonodo. Ouros estudos não confirmam estes achados. Acredita-se que o DNA do HPV possa estar no sangue periférico. Estudos futuros poderão esclarecer essa situação e confirmar ou não a presença de uma viremia.
HPV e Sangue
Alguns estudos evidenciam a presença de DNA do HPV em células mononucleares do sangue periférico e linfonodo. Ouros estudos não confirmam estes achados. Acredita-se que o DNA do HPV possa estar no sangue periférico.
HPV e Sêmen/Liquido Seminal/Esperma/Espermatozoide
Estudos futuros poderão esclarecer essa situação e confirmar ou não a presença de uma viremia.
Alguns estudos confirmam a presença do DNA do HPV em líquido seminal no interior do deferente de pacientes vasectomizados e fragmentos de DNA do HPV em espermatozoides.
Foi constatada astenospermia (alteração na motilidade dos espermatozóides) nos pacientes com fragmentos de DNA do HPV nos espermatozoides.
Dessa maneira, essa infecção pode estar relacionada com infertilidade e merece estudos futuros.
Quanto à contaminação do espermatozóide pelo HPV, maior atenção deve ser dada no momento de uma inseminação, talvez sendo aconselhado testes de DNA no sêmen do doador, pois mesmo a realização de lavagens dos espermatozóides antes de uma inseminação não elimina as partículas virais do semem.
Deve-se ter cuidado na utilização de semem de doador também em relação as DST, pois estudos evidenciam a contaminação do semem com ureaplasma, micoplasma, citomegalovirus, estreptococos betahemolíticos e herpes vírus.
HPV e Suor
Existem poucos trabalhos nesta área. Um dos estudos evidencia a presença de DNA do HPV no siringoma solitário da pálpebra e outro a presença do DNA do HPV em siringoma fibroadenomatoso.
HPV e Urina
Existem estudos evidenciando a existência de DNA do HPV na urina de pacientes com HPV uretral tanto masculino como feminino. Estudos em meninas na fase pré puberal evidenciaram a presença do DNA do HPV em urina, associado ou não á lesão genital, sugerindo transmissão vertical, ou seja transmissão da mãe para a filha durante a gestação.